Na terceira e última sessão partimos do desenho no espaço, ou seja sem o papel como suporte, voltando, depois, à superfície bidimensional através do registo fotográfico, para, no final, introduzir-se uma concepção de desenho como forma de gerar, organizar e comunicar ideias: o diagrama.
Pretendemos nesta sessão suscitar a exploração do desenho através da intervenção direta no espaço tridimensional, e a exploração dos objetos, materiais e o próprio corpo dos participantes como elementos pictóricos, manipuláveis veículos de sentidos, que a imagem fotográfica pode fixar e novamente manipular. A exploração prossegue pelo espaço, o espaço interno do pensamento, no qual o desenho surge como forma de estabelecer relações conceptuais, de organizar ideias, de gerar conhecimento sobre a experiência dos próprios participantes ao longo da sessão e das concepções de desenho que abordaram. A unidade didática foi, assim, finalizada com um olhar retrospetivo por parte dos participantes.
O gráfico em baixo procura organizar as diferentes posturas relativamente ao desenho abordadas ao longo da sessão, procurando evidenciar por um lado a simultaneidade de diferentes aspectos e os seus diferentes níveis de presença em cada exercício.
ex.1 ex.2 ex.3
Fig. 19 - Transformações ocorridas ao longo da sessão.
Legenda:
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Desenho gerador e organizador de formas
Desenho autorreferencial
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Imagem como espaço pictórico
Desenho gerador e organizador de pensamento
Desenho referêncial
A sessão foi realizada com um intervalo de 15 min. segunda sessão tendo contado com os mesmos participantes.
EXERCÍCIOS
Desenho livre sem papel
No primeiro exercício foi pedido aos participantes que desenhassem sem usar o papel como suporte e sem usar meios riscadores, apropriando-se e intervindo livremente no espaço da sala através dos vários materiais disponibilizados, bem como, dos objetos nela presentes. O espaço da sala transforma-se em espaço pictórico, espaço de invenção e criação de formas e relações, aproximando-se a prática do desenho da instalação. A pouco e pouco os participantes foram ocupando zonas da sala e reunindo materiais e objetos para realizarem o seu desenho no espaço. Apesar de alguma perplexidade cada qual procurou corresponder ao exercício de uma forma própria.
Depois de concluída a intervenção, foi pedido aos participantes que registassem fotograficamente as suas intervenções, primeiro utilizando a fotografia como meio de documentação e depois como forma de fazer desenho, através da escolha do enquadramento e de outros aspetos relacionados com com o registo fotográfico que poderiam ser explorados. Nas duas situações a imagem é usada com propósitos distintos, numa como meio de documentar a intervenção realizada, na outra como meio de fazer desenho. O confronto entre as duas situações permite que os participantes se tornem mais sensíveis e conscientes das diferenças entre estas.
Duração: 40 minutos.
Materiais: Marcadores, Guache, Pincéis, Trinchas, Tesoura, Cola, Fios/ Linhas, Arame, Papéis, Tecidos, Fitas adesivas, Objetos, Máquina fotográfica,
Figs. 20 e 21 - Registo fotográfico do início e final do exercício realizado por uma das participantes.
As imagens criadas pelos participantes:
O corpo como elemento pictórico.
Dando continuidade à apropriação da realidade como meios e elementos do desenho, foi pedido aos participantes que utilizassem o corpo como elemento pictórico em articulação com o espaço envolvente e o registo fotográfico, como elementos construtivos do desenho, podendo também recorrer a outros materiais e objetos disponibilizados. Os participantes poderiam realizar o exercício individualmente ou em grupo. A perplexidade neste exercício aumentou, os participantes foram encorajados a explorar o seu corpo no espaço como meio ou material para criar relações, formas, sentidos, etc. Alguns participantes trabalharam em grupo outros individualmente, uns deforma mais decidida outros mais timidamente.
Duração: 20 min.
Fig. 31 - Imagem concebida pela participante como resposta ao exercício O corpo como elemento pictórico.
Desenho em questão?
No terceiro e último exercício foi sugerido aos participantes que utilizassem o desenho como meio de gerar e organizar ideias suscitadas pelas experiências que tiveram ao longo das sessões, como diagrama do seu próprio questionamento relativamente às possibilidades do desenho, às suas diversas conceções e práticas. O modo de o fazerem era livre podendo ser mais ou menos explícito, mais ou menos esquemático, mais ou menos figurativo, mais ou menos abstrato, etc. Os materiais poderiam ser os mais variados desde que usassem a folha A3 como suporte.
Trabalhos realizados:
Duração: 30 minutos.
Materiais: Grafites, Carvão, Marcadores, Lápis de Cera, Lápis de Cor, Tinta da China, Guache, Pincéis, Trinchas, Tesoura, Cola, Fios/ Linhas, Arame, Papéis, Tecidos, Fitas adesivas, Objetos. Trabalhos realizados:
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