textos em discussão:
Hausman, J. (1967). Teacher as Artist & Artist as Teacher. Art Education, 20(4), 13-17.
Walker, S. (2004). Understanding the artmaking process: Reflective practice. Art Education, 57(3), 6-12.
O diálogo prosseguiu em direção à compreensão da noção de artista/professor e professor/artista desta vez partindo de dois outros textos.
Da caracterização do professor como artista surgiu o questionar da aplicabilidade em contexto de sala de aula dessa forma de ensinar mais voltada para o aluno enquanto ser individual com necessidades especificas, com a sua forma especifica de construir a sua visão do, cada um com o seu caminho a trilhar.
Uma dificuldade não é, contudo, uma impossibilidade. Há que delinear estratégias que permitam pôr em prática aquilo que entendemos ser relevante para os alunos, o que exige criatividade, coragem e reflexão, ou seja, uma atitude de aprendizagem constante e simultaneamente de transgressão: "o professor muitas vezes tem de agir na ilegalidade", comentava a Cristiana.
No mesmo campo temático surgiu, através da partilha de uma experiência da Mariana, um outro aspeto sobre o ser professor relacionado com a camaradagem entre professores, a entreajuda, a partilha de dificuldades e a procura de soluções para os problemas que naturalmente surgem no quotidiano dos professores. Seria útil e proveitoso se os professores trabalhassem mais em conjunto, em equipa, na escola ou fora dela. Exemplo desse tipo de trabalho cooperado são os encontros regulares entre professores promovidos pelo Movimento da Escola Moderna promove encontros regulares, segundo um modelo de auto-formação cooperada.
Entendo que aprender implica uma melhoria, no pensamento e na ação, se enquanto professores procuramos melhorar a nossa ação, a forma como somos professores, então procuramos, a cada momento, aprender a ser professores, aprender a ser, a cada momento, melhores professores, nesse sentido a profissão de professor, tal como de certa forma a de artista, é uma profissão permanente em construção, profissão exercida num espaço, numa organização, também em construção, em processo de permanente aprendizagem, construção e criação.
Segundo Hausman, o conceito de artista - professor não significa que todos os artistas sejam efectivamente bons professores. Porém, é certo que todos os bons professores demonstram uma considerável arte no desempenho da sua função. O que se entende por arte de ensinar? Hausman refere-se ao controlo qualitativo exercido por um indivíduo na organização e comunicação de determinadas ideias e sentimentos (Hausman, 1967, p.14).
É o professor quem estrutura os modos e os meios de lidar com o como, o quê e o porquê do ensino artístico e a sua estrutura, em qualquer nível de ensino, deve ter em conta um abrangente corpo de conhecimento e compreensão sobre a arte em si, sendo central o conceito do que é que constitui um problema artístico, suas limitações e possibilidades (Hausman, 1967, p.17).
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